Alerta sanitário: Minas Gerais impõe novas regras para criação de aves
- Pulse Team
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A nova regra exige o cadastro de todas as explorações avícolas e regula o trânsito de aves, buscando proteger o setor e garantir a segurança alimentar no estado.

Minas Gerais adotou novas regras para controle sanitário na avicultura e elas já foram publicadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), visando reforçar a biosseguridade e prevenir a disseminação de doenças aviárias de alta patogenicidade, caso da Influenza Aviária.
A regulamentação que atualiza e consolida as legislações anteriores foi lançada em Pará de Minas, durante o tradicional Jantar do Galo, realizado anualmente na cidade pela Avimig.
A nova portaria regulamenta a lei que foi promulgada no início deste ano, substituindo oito portarias anteriores.
O texto facilita bastante o acesso às informações para produtores e profissionais do setor avícola.
Entre as principais mudanças, estão a exigência de cadastro de todas as explorações avícolas no IMA e a classificação das operações em diferentes categorias, como comerciais, de reprodução, subsistência e pássaros ornamentais.
As novas regras estipulam medidas rigorosas para prevenir surtos de doenças e evitar a entrada delas nos planteis, que podem comprometer a produção e a segurança alimentar.
Comentarios